Sistemas De Informação

Administrador ou técnico: Qual deve ser o perfil ideal para um gestor de T.I.?

Para a sua empresa ter um perfil ideal do tipo de gestor de T.I. a ser contratado, é importante que saiba a diferença entre cada perfil, já que há vantagens nos dois tipos de profissionais.

A principal diferença entre esses dois, está no desempenho das funções:

  • O gestor com perfil técnico é mais voltado para a área de programação, ou seja, trabalha muito mais na parte computacional,
  • O gestor com perfil administrativo trabalha nas negociações, tendo um conhecimento básico sobre programações (conhecimentos para explicar ao seu cliente o que ele precisa saber).

Existem vantagens nos dois tipos de profissionais, porém cada um é ideal para cada tipo de estratégia empresarial já que trabalham em diferentes áreas. É importante que a sua empresa contrate corretamente o profissional que deseja, levando em consideração alguns fatores.

Como contratar o melhor profissional?

Antes de contratar um profissional, a empresa deve levar em consideração alguns fatores que vão mapear o tipo de gestor que terá e ter uma avaliação mais analítica. Veja a seguir:

Conhecimento

Existem três áreas importantes na Tecnologia da Informação, que são:

  • Engenharia da Computação;
  • Ciência da Computação e
  • Sistemas de Informação.

Explicando rapidamente:

  • O profissional de T.I. formado em Engenharia da computação constrói as máquinas que serão utilizadas pelo cliente final.
  • O Cientista da Computação programa essas máquinas para responderem da melhor forma, à todas as informações.
  • Já o profissional formado em Sistemas de Informação tem um conhecimento sobre as tecnologias para administrar o negócio e realizar os melhores contratos para a sua empresa diante a gestão de projetos.

Para atender melhor as demandas da sua empresa é importante que contrate o perfil de profissional com o conhecimento certo.

Experiência

Sua empresa deve considerar quais foram as experiências anteriores desse profissional, ou seja, em qual outra empresa ele trabalhou e que tipo de experiência ele teve. Dependendo da experiência desse profissional, você saberá escolher se ele se encaixa dentro das características de gestor que precisa.

Realização

Esse ponto é muito importante. Nesse ponto sua empresa vai saber quais foram as realizações mais importantes do seu gestor, seja como técnico (criando ou dando suporte em programas para empresas importantes) ou como administrador (quais as melhores negociações feitas por ele), levando em consideração os benefícios que os mesmos trouxeram para o local de trabalho anterior.

Gestor Técnico

O Técnico de T.I. trabalha com toda a parte operacional do seu sistema. Ou seja, se a sua empresa procura um profissional que tenha um conhecimento avançado dos sistemas (que faça programações, crie sites, crie aplicativos e etc.), infraestrutura, segurança da informação e redes, com certeza o gestor técnico de T.I. é o melhor profissional.

Esse tipo de gestor, como visto, tem o conhecimento de Ciência da Computação e, pelo fato de ser mais aprofundado, realiza todas as mudanças necessárias de programações dos seus sistemas.

Importante esclarecer que o Técnico de T.I. é responsável por desenvolver a área de tecnologia, enquanto o Gestor de T.I. além da área técnica, tem conhecimentos de coordenação de uma equipe de sistemas.

Levando para o lado gestor, ele possui vantagens que são os conhecimentos aprofundados, nas quais consegue passar de forma clara aos seus clientes e também realizar negociações. Dependendo do perfil do profissional, ele se sai muito bem na área de negociações, tanto quanto se sai na de programações.

Gestor Administrativo

O Administrador de T.I. trabalha com a parte de negociações. Ele procura clientes, administra os mesmos, realiza contratos e fecha os valores visando os benefícios para a sua empresa.

Esse gestor, tem o conhecimento de Sistemas de Informação e estuda as melhores formas e técnicas de gestão de pessoas, tanto para realizar a gestão dos profissionais da sua empresa, como a gestão de clientes.

É possível ter os dois tipos de profissionais?

Sim, é possível. O profissional mais indicado, nesse caso, é o gestor que atenda de melhor maneira as demandas da sua empresa, levando em consideração que:

Um Técnico de T.I. pode ter as mais profundas informações e fazer gestão, pelo fato de que hoje existem diversas áreas voltadas para a parte administrativa. Enquanto um Administrador de T.I., para se tornar técnico teria que se aprofundar muito mais no conhecimento técnico, o que com certeza é mais demorado.

Portanto, se sua empresa necessita das duas áreas, você pode contratar profissionais com as duas qualificações ou alguém que possua conhecimentos abrangentes.

Você tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *