Tecnologia Da Informação

Inovação: A chave para o sucesso em Tecnologia da Informação

É bem verdade que a tecnologia envolve uma certa complexidade. No entanto, o uso dos recursos da Tecnologia da Informação (TI) se fazem mais do que necessários em nosso mundo, já que os processos são otimizados com essa ajuda.

A inovação é a precursora de sistemas e soluções que são focadas em resolver problemas, otimizar produtividade e resultar em lucratividade. Isso é fato e por esse motivo, cada dia mais empresas atuam de forma precisa com as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) .

Quando o empreendedor usa Tecnologia da Informação (TI) ao seu favor, passa a garantir não somente o sucesso financeiro, mas também a perpetuação de uma cultura baseada na qualidade e agilidade em atendimento, além de estimular processos, fornecendo os apoios necessários, tanto para os clientes, como para os colaboradores que precisam desempenhar suas atividades.

E o que pode ser melhor do que colaboradores motivados, clientes satisfeitos e lucratividade em alta?

Muitas empresas ainda não conseguiram isso, porque não tem atuado de maneira preventiva e eficiente, deixando assim a desejar em vários sentidos.

E quais são os benefícios da tecnologia da informação com base na inovação?

Nesse contexto é que os recursos de colaboração tecnológicas podem humanizar a atuação dos profissionais de toda cadeia. Permitindo que:

  • Se agilizem vários processos.
  • Se dissemine conhecimento organizacional.
  • Se desenvolva sistemas de arquiteturas abertas que facilitam a adaptação da empresa perante um novo mercado e de acordo com as constantes mudanças ocorridas.
  • Dando apoio ao desenvolvimento de produtos inovadores.
  • Aumentando vertiginosamente o número de clientes e parceiros.
  • Melhorando a produção e produtividade.
  • Ampliando o controle de forma mais harmoniosa.
  • Distribuindo de maneira qualificada.
  • Mantendo pessoas e capitais.
  • Disponibilizando informações estratégicas.
  • Definindo o sucesso dos resultados.

Estimulando assim o espírito inovador de toda a equipe de trabalho.

Inovar nem sempre tem relação com criar algo do zero, mas sim utilizar coisas já existentes para torná-las ainda melhores. Gerando dessa forma benefícios ainda maiores, de forma criativa e resolutiva.

Uma crescente corrida para quem consegue se destacar mais!

Toda empresa se quiser sobreviver ao mercado, precisa atuar de forma estratégica. Muito se tem investido em marketing, mas se não se alia a inovação e qualidade, como querer aparecer e permanecer com qualidade na mente dos clientes?

Não que o marketing não seja importante, embora outros recursos sejam essenciais e quando associados a outras boas estratégias, se torna assim uma máquina de lucratividade!

Uma crescente corrida entre as empresas gira em torno de se manterem rentáveis e ágeis ao mesmo tempo. E para conseguir isso é preciso transformar os investimentos em tecnologia da informação, de forma que o negócio alcance globalmente várias áreas importantes e de interesse.

Mais que sistemas!

Todos os sistemas de TI possuem elementos comuns, mas que ao serem compostos e associados, são capazes de transformar a empresa de forma surpreendente. E nesse cenário de se tornar uma marca bem qualificada e pontuada é que a inovação se faz necessária.

De acordo com José Carlos Barbieri a inovação na tecnologia é entendida como uma forma de intervenção efetiva que é incorporada aos sistemas produtivos. Isso quer dizer que para ser autor da inovação é preciso decisão, investimento, contribuição e combinações estratégicas.

Vários são os sistemas de apoio para que a inovação seja conquistada:

  • Por meio dos sistemas ERP – Enterprise Resource Planning.
  • MRP – Material Resource Planning.
  • E todas as demais infraestruturas de Tecnologia da Informação (TI) que se tornam commodities.

E ainda existe a vantagem de se haver incentivos fiscais que são suportados pelos Programas de Desenvolvimento tecnológico Industrial e Agropecuário – que estão de acordo com a Lei 11.196/05.

Portanto, empresas que desejam ter um bom desempenho perante ao mercado e em seus negócios precisam incentivar a inovação ou implementação nas áreas de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *